IV Semana da Conscientização Tributária e XXIV Seminário Paranaense de Educação Fiscal

Palestrantes e Moderadores

Artur Mattos

Pós-graduado em Administração com ênfase em Finanças pela UNIFACS e graduado em Economia pela UFBA. Ele desempenha o papel de Vice-presidente da FENAFIM e Auditor Fiscal do Município de Salvador, além de exercer a docência em instituições de ensino superior e realizar palestras em eventos relacionados à Administração Tributária.

 

Cícero

Professor da educação básica e superior, especialista em Educação Fiscal e Cidadania pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), Coordenador do Programa e do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal, Chefe da Assessoria de Educação Fiscal da Secretaria Executiva de Fazenda da Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal e Coordenador do GT 66 de Educação Fiscal do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), Ministério da Fazenda. 

 

David

Graduado em relações internacionais. Atualmente é assessor da comissão presidencial de transição da administração tributária, sendo responsável por coordenar o processo de reforma institucional para a criação do Serviço de Administração de rendas. Gerente do centro de investigação e formação tributária aduaneira onde também dirige a divisão de assuntos acadêmicos e o Programa Nacional de Educação Fiscal. Durante a última década sua atuação profissional se centrou no desenho e direção de projetos formativos voltados para o fortalecimento da Educação Fiscal em parceria com a Secretaria de Educação e com as universidades públicas e privadas de Honduras, bem como na promoção do intercâmbio com a Universidade Estadual de Maringá e com os programas de Educação Fiscal de outros países da América Latina. Participou da construção e do manejo de processos educativos que promovem a cultura de transparência e acesso a informação pública e prestação de contas. 

 

décio

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1990) e mestrado em Administração Tributária e Fazenda Pública pelo Instituto de Estúdios Fiscales de Madri (2004). Atualmente é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil - Secretaria da Receita Federal. Tem experiência na área de Administração (tendo sido Delegado da Receita Federal por seis anos), com ênfase em Administração Tributária, atuando principalmente nos seguintes temas: administração tributária, cidadania fiscal e administração pública. Atuou, também, como consultor do Fundo Monetário Internacional (África), nos anos de 2006 e 2007. 

Filipe

Mestre em Direito 

Procurador do Estado da Bahia, onde atua na área fiscal e em projetos institucionais como Profisco e Cobrança Preditiva, baseado na ciência de dados. 

Pesquisador do Instituto de Aplicação do Tributo. 

Professor de Direito Tributário 

Francelino

Presidente da Fenafisco e do Sindifisco-PE, doutorando e mestre em Direito, pós-graduado em Programação do ensino, com diversos cursos na área de formação e negociação sindical. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual do Estado de Pernambuco desde 1996. 

Gilberto

Vice-Presidente e Estudos e Assuntos Tributários, Auditor-Fiscal da RFB aposentado, graduado em Administração de Empresas (Simonsen – RJ), Direito (Fortium -DF), Licenciatura em Matemática (Faculdades IBRA – DF) e Graduando em Ciências Contábeis (UNIFATECIE). Pós-graduado em Análise de Sistemas (Castelo Branco – RJ), Direito Tributário (Cândido Mendes – RJ) e Direito Penal e Processo Penal (Fortium – DF) e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação (FGV – DF). 

 

Fazem parte do projeto e do Grupo, desde a sua criação, os músicos e cantores Enéias Ramos de Oliveira e José Ribeiro da Costa (Tijolo), e a poetisa e declamadora Marcia Clotilde Facci Capelette. Ingressou no grupo em novembro de 2010 a cantora, compositora e percussionista Marilaine Corrêa Tenório Calvi (Marie Tenório). Durante sua trajetória, o grupo também contou com a participação de Edna Maniero e da acadêmica do curso de Música da UEM, Rafaela Fernandes. Com exceção da acadêmica mencionada, todos são servidores técnicos da UEM. O nome Abaecatu é resultado de uma pesquisa na qual se buscou resumir o objetivo do grupo e do projeto, que é a conscientização sobre os direitos e deveres do cidadão visando à construção de um país mais ético e solidário. Além disso, buscou-se inspiração nas mais antigas origens do Brasil, ou seja, a língua tupi-guarani. Abaecatu significa 'Homem de Bem', que é o que se pretende que todo homem seja, no seu sentido mais amplo. 

luciano

Com formação em Engenharia Industrial Elétrica e especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, este profissional é atualmente Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União, liderando auditorias e fiscalizações em entidades públicas federais, estaduais e municipais. Anteriormente, atuou como Gerente de Projetos na Huawei, trabalhando com clientes como Vivo, Claro e TIM, e desempenhou papéis-chave no treinamento e coordenação de centros de treinamento para Tellabs e Siemens na América Latina. 

Marcílio

Enfermeiro, doutor em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professor na Universidade Estadual de Maringá (PR), onde atua desde 1989. Possui um vasto currículo no ensino, na pesquisa e na extensão. Atua em projetos de Educação Fiscal desde 2004. Autor do texto das peças de teatro educativo “O Auto da Barca do Fisco” e “A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira”. 

Marco

Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1994, atualmente ocupando o cargo de Chefe de Divisão de Tributação da Superintendência Regional da Receita Federal no PR e SC. 

Luchiancenkol 

Possui graduação em Formação de Tecnólogos em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (1986) e graduação em administração pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, lotado na Delegacia da Receita Federal em Maringá/PR, onde é o representante local de Educação Fiscal. 

Nilce

É formada em Ciência Contábeis e Psicologia .

Auditora Fiscal da Receita Estadual desde 1986 onde exerceu diversas atividades na Inspetoria Regional de Fiscalização na 9ª DRR- Maringá e 1ª DRR- Curitiba.

Chefe de Grupo de Fiscalização da 1ª DRR nos anos de 2003 e 2004.

Diretora da ESAT- Escola de Administração Tributária (atualmente EFAZ) por quase 5 anos,

Diretora Administrativa do Sindafep- Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná gestão 2014-2019 e atualmente Representante da Comissão de Comunicação do GT-66 (Grupo Nacional de Educação Fiscal Nacional) e Representante do GEFE/PR – Grupo de Educação Fiscal do Paraná.

Paulo Bini

Auditor fiscal da Receita Federal desde 2006. Formado em Administração e com pós-graduação em Administração Pública. Foi Inspetor em Guaíra, durante 2,5 anos, Delegado em Cascavel durante 8 anos e a 5 anos é Delegado em Foz do Iguaçu. Sempre atuando em Gestão Aduaneira. 

Rosa

Possui formação em Direito e Mestrado em economia, ambos pela Universidade Estadual de Maringá.

Auditora Fiscal da Receita desde 1996.

Membro do Comitê Gestor do Observatório Social de Maringá

Tutora da ESAF em diversos  cursos de  Educação Fiscal.

Membro do GEFE-PR :  Grupo Estadual de Educação Fiscal

Simone

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atividades de Liderança: (i) Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCont - Diretora Administrativa-Financeira (mandato 2022-23) e Membro do Comitê Executivo (mandato 2020-2021); (ii) Líder de Tema - Contabilidade para Sustentabilidade e Terceiro Setor, Enanpad (2021-22-23); (iii) UEM: Membro do Comitê de Pesquisa com Seres Humanos (Mandado outubro/2022 a setembro/2025); (iv) Membro da Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabiliade (setembro/2022 a atual); (v) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) da Universidade Estadual de Maringá (UEM): Coordenadora (julho/2019 a jan/2022) e Coordenadora Adjunta (julho/2015 a junho/2018), (vi) Membro do Grupo de Educação Fiscal da SETI/PR (Set./2022 a atual). Interesse de pesquisa envolve as áreas de Ciências Contábeis e Organizações, no escopo da Governança e Gestão da Informação Contábil e Corporativa, incluindo informações sobre ESG. 

Victor

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral na Université de Lorraine, França, e pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisou durante a sua trajetória na pós-graduação as relações entre a dramaturgia e os videogames.  No pós-doutorado, dedicou-se a estudar a concepção e roteirização de jogos e estratégias de gamificação com finalidades educacionais. Atua especialmente com pesquisa, desenvolvimento e consultoria em projetos de games e sistemas gamificados (Cosmopolitan Egito e Liderança Feminina - Sinergia Games, 2015; Gamebook: Guardiões da Floresta - UNEB, 2015; Educação Livre - Unesco, 2016; Venda+ Starret, 2018; Gamifica Senai, 2019, Divercult – UNEB, 2019) além de projetos transmídia (Miúda e o guarda-chuva - Movioca, 2010;2019 e Odoyá, Unique Entretenimento, Sinergia Games e Victor Cayres, 2022). Atualmente presta consultoria para o desenvolvimento de uma estratégia de Educação Fiscal proposta pela EFAZ/SEFA-PR.