II Semana da Conscientização Tributária - Palestrantes e Moderadores

ALBERTO MACEDO

Auditor Fiscal, Assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo.  Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP. Consultor Técnico da ANAFISCO. Professor do Insper e FIPECAFI.

 

DÉCIO PADILHA DA CRUZ

Décio Padilha da Cruz é pernambucano, formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e começou sua vida profissional como gerente da agência do Banco Banorte. Servidor de carreira da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), onde ingressou por meio de concurso público há mais de 27 anos, ocupou  diversos cargos na administração pública, entre eles o de Secretário de Administração, Secretário da Fazenda, Presidente da Copergás, Diretor Comercial  e Diretor de Gestão Corporativa da (Compesa). Padilha retornou ao cargo de Secretário da Fazenda em janeiro de 2019, no atual Governo Paulo Câmara.

 

FRANCELINO DAS CHAGAS VALENÇA JUNIOR

Mestre em Direito pós graduado em Programação do ensino, com diversos cursos na área de formação e negociação sindical. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual do Estado de Pernambuco desde 1996. 
No movimento sindical além de ter participado de diversas comissões, em especial, da comissão de Lei orgânica da Administração Tributária desempenhou as seguintes funções: 
2003-2004 Diretor de adjunto de formação sindical do Sindifisco-PE; 
2005-2006 Secretário Geral do Sindifisco-PE; 
2011- 2013 Presidente do Sindifisco-PE; 
2014-2016 Reeleito Presidente do Sindifisco-PE; 
2016-2019 Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais – Fenafisco; 
Atualmente ocupa o cargo de diretor de formação sindical e relações intersindicais da Fenafisco para o triênio 2020-2022

 

Palestrante_Ricardo_Almeida

Mestre em Direito Público pela UERJ, Membro do Forum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professor da Pós-Graduação em Direito Tributário da UERJ, Diretor da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), Membro da International Fiscal Association (IFA), Procurador do Município do Rio de Janeiro (PGM-Rio), Assessor Jurídico da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), professor Pos UERJ E PJT,  Coordenador da Comissão Tripartite (ABRASF, ABDF e PrefPOA) do Projeto Piloto de Mediação Tributária, Advogado.

 

RODRIGO OCTÁVIO ORAIR

Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002) e mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006). É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pesquisador associado ao International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). Exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos níveis central e subnacional, assim como sobre as relações entre finanças públicas, distribuição de renda e desenvolvimento. Foi agraciado com inúmeros prêmios acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.

 

RUDINEI MARQUES

Rudinei Marques é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Graduado em Processamento de Dados pela UNISINOS (1991), Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS (2002), Licenciado em Filosofia pela UNISINOS (2006), Bacharel em Filosofia pela UNISINOS (2008), Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais pela UFRGS (2009), Mestre em Filosofia pela PUCRS (2010), Doutor em Filosofia pela PUCRS (2016), Graduando em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela UnB (2018-). Secretário Executivo do UNACON Sindical - Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle; Secretário Geral Adjunto da ULATOC (Unión Latinoamericana de Trabajadores de Organismos de Control)/UITOC (Unión Internacional de Trabajadores de Organismos de Control); Presidente da FENAUD - Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público; Presidente do FONACATE – Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado.

 

VITOR PUPPI

Secretário Municipal de Finanças de Curitiba, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Direito Empresarial pela Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos (EUA) e especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Advogado habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil e pela State Bar of California. Foi Diretor Geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná entre 2013 e 2014. Presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais de 2019 a 2021(ABRASF). Atuou como Procurador do Estado do Paraná desde 2008.