1ª Semana da Conscientização Tributária - Palestrantes e Moderadores

 
Alberto Macedo
alberto_macedo.jpg

Auditor Fiscal, Assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo
Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP
Consultor Técnico da ANAFISCO.  Professor do Insper e FIPECAFI.

 

 
Amauri Perusso
amauri_perusso

Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil – Fenastc.    Vice-Presidente da CONACATE – Confederação Nacional das Carreiras e atividades Típicas de Estado.  Diretor da PÚBLICA (Brasil) – Central Sindical do Servidor.  Advogado com especialização em Direito Constitucional.  Assessor Superior na Secretaria de Estado de Coordenação e Planejamento Estado do Rio Grande do Sul (1987/1990).  Auditor Público Externo, nível III, classe D, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul - (desde 1992).  Assessor Superior da ALRS – Assembleia Legislativa do Estado do RS (1997/2006).  Coordenador da Consultoria Técnica da Secretaria da Administração e Recursos Humanos do RS (2006/2007).  Articulista e conferencista sobre temas ligados economia, às finanças públicas e endividamento da União, de Estados e Municípios.  Membro da Coordenação Nacional (da ONG) Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

 

 
Ana Paula Sacchi Kuhar
Ana Paula Kuar

Analista-tributário. Bacharel em Ciências Contábeis.
Na RFB: Chefe da Agência de Americana de 1993 a 2005; Gestora do CAFIR de 2005 a 2009; Chefe da Divisão de Cadastros Previdenciários na COCAD de 2010 a 2014; Gerente do projeto PUC 05- Matrícula CEI -Ajustes nos Cadastros Previdenciários para o Programa de Unificação dos Créditos; Gerente nacional do NAF de 2015; Gerente nacional de Cidadania Fiscal a partir de 2020.

 

 
Antônio Jordão da Silva Júnior
Jordão

Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil; Bacharelado em Ciências Contábeis; Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade.
Na RFB: Diretor-Executivo da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda - Seção Paraná - 1992-1993; Diversos trabalhos realizados junto à Coordenação de Tributação em Brasília - 1996 até hoje; Formulador e revisor de conteúdo de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física e de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; Diversos trabalhos realizados junto à Escola de Administração Fazendária - 1998 a 2009; Formulador e revisor de conteúdo de material de Educação Fiscal - Conteudista e Tutor do curso de Educação Fiscal.

 

     

     
    Betina Treiger Grupenmacher
    Betina

    Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora pela Universidade Federal do Paraná; Pós-graduada pelas Universidades de Salamanca na Espanha e Austral na Argentina. Professora adjunta nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito Tributário da Universidade Federal do Paraná; Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ; Autora de inúmeros artigos no campo do Direito Tributário e das obras “Eficácia e Aplicabilidade das Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar” e “Tratados Internacionais em Matérias Tributária e Ordem Interna”.

     

     
    Carlos Alberto da Silva
    Carlos

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (1987), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994), especialização em Filosofia do Direito pela Universidade  Estadual do Oeste do Paraná (2001) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Faculdade Harpa e professor titular da Faculdade Assis Gurgacz. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em economia solidária e Teoria do Direito.

     

     
    Charles Alcântara  
    Charles

    Auditor Fiscal de Receitas do Estado do Pará desde 1993.  Foi Coordenador de Procedimentos Fiscais e Delegado da Fazenda.
    Foi Presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) por dois mandatos, de 2009 a 2014. E, desde junho deste ano, voltou à presidência da entidade.  Exerce também a presidência da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (a Fenafisco), em seu segundo mandato.
    Servidor público e sindicalista.

     
    Cícero Roberto de Melo
    Cicero

    Professor da educação básica e superior, especialista em Educação Fiscal pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Membro do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF) e da Assessoria de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Economia do DF.

     

     
    Claudecir Paton
    Claudecir

    Contador e Administrador, mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), professor universitário de Graduação e Especialização da UEL há 25 anos, com disciplinas de contabilidade para os cursos de Contabilidade, Administração e Economia. Sócio da empresa ATOPP – Brasil (Treinamentos, Auditoria e Perícia Contábil), atua também na área privada há mais de 35 anos.

     

     
    Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro
    Claudio_Cordeiro

    Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia, especialização em Administração com ênfase em finanças pela Faculdade Católica de Administração e Economia, especialização em Didática no Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e mestrado em Administração de Empresas e Gestão Financeira pela Universidade de Extremadura/Espanha. Coordena os cursos de pós-graduação nas áreas de Auditoria, Perícia e Investigação de Fraudes Contábeis e Financeiras; Controladoria; e de Gestão Contábil e Tributária na FAE Business School; Autor de livros na área contábil, Possui blog técnico com assuntos relacionados a contabilidade, empreendedorismo imposto de renda e perícia contábil, além de canal próprio no Youtube sobre contabilidade e imposto de renda.

     

     
    Cristiane Berriel Lima da Silveira
    Crisitiane

    Graduada em Ciências Contábeis pela FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.  Especialista em Contabilidade Pública e LRF pela UCAM - Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciência Política pela UFF - Universidade Federal Fluminense.  Presidente da APCASP/RJ – Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.  Instrutora dos módulos do MDF e MCASP na Semana Contábil e Orçamentária para Estados e Municípios - Secofem, promovida pela STN/Conselho Federal de Contabilidade.  Atuou em diversos municípios Fluminenses como Contadora, Auditora e Controladora. Atualmente atua na Secretaria de Estado de Fazenda do Paraná como Diretora de Contabilidade Geral do Estado.

     

     
    Danielle Nascimento
    Danielle

    Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Pós Graduação em Direito Público pela Universidade Gama Filho (2009), Pós Graduação em Administração Pública com ênfase em Gestão Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (2013), Pós Graduação em Gestão Tributária pela Universidade Cândido Mendes (2015) e Mestrado em Finanças, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). É Procuradora da Fazenda Nacional desde julho de 2009, tendo atuado em execuções fiscais e assuntos estratégicos relacionados à Dívida Ativa da União e à recuperação do crédito público. Foi Procuradora Chefe Substituta da Divisão de Grandes Devedores (DIGRA)/PRFN da 4ª Região. É autora e coautora de livros e artigos acadêmicos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário.

     

     
    Dão Real Pereira dos Santos
    Dão

    Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, ênfase em hidrogeologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – março de 1992 a dezembro de 1993). Graduação em Geologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, em São Leopoldo, RS.  Curso de Especialização sobre o Código de Valoração Aduaneira do GATT e Controle do Valor Aduaneiro – SRF/1998.  Constituiu o Grupo Especial de Fiscalização de Fraudes, vinculado ao gabinete da Inspetoria da Receita Federal em Porto Alegre.  Foi Agente Fiscal de Tributos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 1994 a 1995.  Foi funcionário público da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo entre 1986 a 1989. É Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1995 (concurso de 1994), lotado atualmente no Serviço de Controle Pós Despacho Aduaneiro – SECAP, da Alfândega da Receita Federal do Brasil de Porto Alegre, RS.

     

     
    Davidson Benjamim Lessa Mendes
    Davidson

    Graduado em Ciência da Computação (UFRJ). Graduado em Direito (Unicuritiba). Auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, atuando como assessor técnico da Direção da Receita Estadual, representante fiscal no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF/PR) e representante do Estado do Paraná no Grupo de Trabalho de Substituição Tributária da Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS).

     

     
    Décio Rui Pialarissi
    Décio

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1990) e mestrado em Administração Tributária e Fazenda Pública pelo Instituto de Estúdios Fiscales de Madri (2004). Atualmente é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil - Secretaria da Receita Federal, exercendo a função de Subsecretário-Geral. Tem experiência na área de Administração (tendo sido Delegado da Receita Federal por seis anos), com ênfase em Administração Tributária, atuando principalmente nos seguintes temas: administração tributária, cidadania fiscal e administração pública. Consultor do Fundo Monetário Internacional (África), nos anos de 2006 e 2007.

     

     
    Edilson Krupek
    Edilson

    Professor de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Paraná, atua como técnico pedagógico no Departamento de Desenvolvimento Curricular da SEED, desenvolvendo ações de formação de professores, produção de materiais didático-pedagógicos e educação fiscal.

     

     
    Eduardo M. L. Rodrigues de Castro
    Eduardo_Castro

    Procurador do Estado do Paraná. Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Universitário.

     

     
    Eduardo Fagnani
    Eduardo

    Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas desde 1985; pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT), Coordenador da rede plataforma política social e editor da revista política social e desenvolvimento. Foi Coordenador da pós-graduação em desenvolvimento (área economia social e do trabalho) do Instituto de Economia da Unicamp (2008-2010) e membro da congregação do Instituto de Economia da Unicamp (2005-2007).

     

     
    Eduardo Medeiros Pereira
    Eduardo_Medeiros

    Pós-Graduado em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Unicesumar, Sócio-proprietário da empresa Alcance Tech Store, Sócio-proprietário da empresa Hey Comércio Eletrônico, Diretor no Conselho do jovem Empresário de Maringá (Copejem), Diretor Financeiro na Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap Jovem) e Coordenador Nacional do Feirão do Imposto pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

     

     
    Érico Eleutério da Luz
    Érico

    Contador e Advogado,  Mestre em Controladoria e Contabilidade e especialização em Finanças e Auditoria. Atuou como contador e controller em grandes empresas, e atualmente é sócio de escritório de assessoria contábil e jurídica. É coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAE – Centro Universitário Franciscano do Paraná, sendo também autor de vários livros na área contábil e tributária.

     

     
    Eugênio Celso Gonçalves
    Eugênio

    Bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública. Foi Gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal e Superintendente Regional da Receita Federal em Minas Gerais.

     

     
    Fábio Artigas Grillo
    Fábio_Grillo

    Mestre (2001) e Doutor (2012) em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, tendo defendido a tese “Transação e Justiça Tributária”. Com especialização em Direito Internacional e comparado pela Southwestern Legal Foundation, Dallas, EUA (1998), assim como Política Econômica Internacional pela Facultad de Graduados, Universidad de Belgrano, Argentina (2000). Exerceu cargo de Professor concursado de Legislação Tributária para o Setor de Ciências Sociais da UFPR (2001-2007). Lecionou Direito Financeiro na Unicenp (2001-2003). Advogado militante na área do Direito Público, com experiência profissional no Direito Tributário e investimento estrangeiro. Obteve o IX Prêmio de Finanças Públicas ESAF-Tesouro Nacional-CEPAL-FGV e Ministério das Relações Exteriores, categoria estudos do Mercosul (2004). Exerce o cargo de Conselheiro Estadual da OAB/PR e de Vice-Presidente do Instituto de Direito Tributário do Paraná – IDTPR.

     

     
    Francisco de Assis Inocêncio
    Francisco

    Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela FAE Business School. Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas. Pós-graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria. Sócio da Francisco de Assis Inocencio Consultoria Ltda. Superintendente Fiscal da Prefeitura Municipal de Curitiba. Coordenador do Conselho Fiscal da Associação Comercial do Paraná (ACP). Auditor Fiscal Aposentado e Coordenador Econômico e Financeiro da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (2008 a 2018). Gestor dos programas de incentivos fiscais do Governo do Estado do Paraná e Formulador do Programa Paraná Competitivo no Governo do Paraná (2011 a 2018). Membro criador e Coordenador do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec) (2016 a 2018). Ponto Focal do Banco Mundial no Paraná na execução do Projeto Doing Business Subnacional Brasil.  Autor do Modelo de Regime Fiscal das Microempresas paranaenses voltadas ao Regime Tributário do Simples Nacional e atuou como interlocutor do Governo do Paraná nos Estudos de Gestão Fiscal no Fórum Fiscal dos Estados em Brasília.

     

     
    Gedalva Baratto
    Gedalva

    Auditora Fiscal da Secretaria de Fazenda do Paraná; Assessora econômica; Especialização em: Análise Econômica pela Universidade Federal do Paraná; Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas; Direito Tributário pela Faculdade de Direito de Curitiba; Mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná;
    Participação em Grupos de Trabalho na Cotepe-ICMS, Confaz e Comsefaz, bem como de estudos do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros – FFEB

     

     
    Germana Parente Belchior
    Germana

    Coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Fazenda do Ceará, Doutora em Direito (UFSC), mestre em Direito (UFC), bacharel em Direito (Unifor). Trabalha temas relacionados à Educação Fiscal na Secretaria de Fazenda do Ceará.

     

     
    Giuliana Pinheiro Lenza
    Giuliana

    Possui mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e especialização em Administração Pública, pela Fundação Getulio Vargas (2013). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário, e na área de gestão pública. Procuradora da Fazenda Nacional e Presidente do Observatório Social de Maringá.

     

     
    Grupo Abaecatu
    Abaecatu

    Em suas apresentações, por meio da música e poesia, os componentes denunciam a corrupção e suas consequências sociais, convidando as pessoas à mudança de postura e atitude para transformar a realidade, ressaltando a importância da esperança em um futuro melhor. Ou seja, pretende-se colaborar para que todo homem seja um "homem de bem", no sentido mais amplo. Fazem parte do grupo Abaecatu: Marcia Clotilde Facci Capeletti DAU/UEM; Enéias Ramos de Oliveira DCU/UEM; José Ribeiro da Costa MUDI/UEM e Marilaine Corrêa Tenório Calvi MUDI/UEM.

     

     
    Guilherme Gabriel Cesco
    Guilherme

    Advogado tributarista na Salamacha, Batista, Abagge e Calixto advocacia, Diretor da ACIPG na pasta ACIPG Jovem, Vice-Presidente da ACIPG Jovem, Coordenador do Comitê Tributário da ACIPG. Bacharel em Direito (UEPG). Especialista em Direito Processual Civil (UEPG) e Direito Tributário (Estácio). Cursando MBA em Gestão Contábil e Tributária (UFPR).

     

     
    João Marcos de Souza
    João_Marcos-de_Souza

    Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná desde 1994, atualmente lotado no Departamento de Incentivos Fiscais da Diretoria de Assuntos Econômico-Tributários da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. Dentre outras áreas, possui formação em Direito e especialização em Auditoria Empresarial. Participou da diretoria do Sindafep – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná de 2008 a 2013. Também foi vice-presidente da Fenafisco – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital de 2010 a 2016, e presidente do Conselho Fiscal da mesma entidade de 2016 a 2019. Atualmente, é vice-presidente nacional da Pública - Central do Servidor.

     

     
    José Celso Cardoso Jr.
    José_Celso_Cardoso_Jr

    Doutor em economia pelo IE-Unicamp. Desde 1997 é servidor público federal no Ipea e desde 2019 é presidente da Afipea Sindical.

     

     
    José Gozze
    José_Gozze

    Servidor Público do Judiciário do Estado de São Paulo aposentado. Professor universitário aposentado. Formado em Comunicação Social pela FAAP-SP. Presidente da FESPESP - Federação de Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo - Presidente da PÚBLICA Central do Servidor.

     

     
    Lhugo Tanaka Júnior
    Lhugo

    Formado em Engenharia da Computação pela Universidade do Vale de Itajaí. Auditor Fiscal do Estado do Paraná. Chefe do Setor de Documentação Fiscal eletrônica da Receita Estadual do Paraná. Representante do Paraná no  GT06 e ENCAT.

     

     
    Luiz Antônio Zanon
    Luiz_Zanon

    Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais; Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Educação Fiscal e Cidadania pela Escola de Administração Fazendária – ESAF; Atualmente é Coordenador do Grupo Nacional de Educação Fiscal no Confaz.

     

     
    Luiz Carlos Hauly
    Hauly

    Economista, professor de Educação Física apaixonado por esporte e jogador de Basquete. Com 22 anos, em 1972, foi eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) o vereador mais votado de Cambé, com 12,5% dos votos válidos. Dez anos depois, foi eleito prefeito de Cambé. Assumiu a Secretaria da Fazenda do Paraná, no período de 1987 a 1990 e vinte anos depois, em 2011, assumiu pela segunda vez. Foi reeleito em 2014, pela sétima vez consecutiva, Deputado Federal. Formado pela Universidade Estadual de Londrina.

     

     
    Marcelo Henrique Galdioli
    Marcelo_Galdioli

    Formado em ciências biológicas com especialização em anatomia humana pela UEM. Jornalista pela Faculdades Maringá. Locutor da UEM FM e Narrador esportivo.
    Mestre de cerimoniais da Universidade Estadual de Maringá.

     

     
    Márcia do Valle
    Marcia_do_Valle

    Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí. Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há quatorze anos, é Diretora de Orçamento Estadual desde abril de 2018, tendo prévia experiência com orçamento público, planejamento e programas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) desde 2006. Atuou como técnica na Secretaria de Estado da Educação até 2010, na Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e, a partir de 2015, como técnica orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

     

     
    Marciano Buffon
    Marciano_Buffon

    Doutor em Direito – ênfase em Direito do Estado – pela UNISINOS, com período de pesquisa na Universidade de Coimbra;   Mestre em Direito Público;   Advogado Tributarista, com especialização em Direito Empresarial;   Professor de Direito Tributário na UNISINOS São Leopoldo RS e em cursos de pós-graduação (especialização) em direito tributário noutras instituições (UNIVATES e IMED);   Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado – na UNISINOS;   Sócio/Consultor jurídico-fiscal Buffon & Furlan Advogados Associados;   Membro do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS;   Sócio e Consultor da empresa Lucini Assessoria Empresarial Ltda.

     

     
    Marcílio Hubner
    Marcilio_Hubner

    Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto - Enfermeiro, doutor em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professor na Universidade Estadual de Maringá (PR), onde atua desde 1989. Possui um vasto currículo no ensino, na pesquisa e na extensão. Atua em projetos de Educação Fiscal desde 2004.Autor do texto das peças de teatro educativo “O Auto da Barca do Fisco” e “A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira.”

     

     
    Marco Antônio Ferreira Possetti
    Marco_Possetti

    Auditor-Fiscal da Receita Federal. Chefe da Divisão de Tributação da 9ª Região Fiscal (PR/SC). Pós-Graduado em Direito Tributário e Processo Tributário.

     

     
    Marta Jandira Quaglia Gambini
    Marta_Gambini

    Auditora Fiscal da Receita Estadual do Paraná. Coordenadora Regional do Fundo de Participação dos Municípios. Coordenadora Regional do Sistema Produtor Rural. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Maringá. Instrutora em Cursos da Receita Estadual para funcionários municipais. Avaliadora do Prêmio Gestor Público do Sindafep - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. Coordenadora do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Paraná, Nota Paraná.

     

     
    Maria Bernardete Bouzada Dias Rego
    Maria_Bernadete

    Servidora da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais desde 1982. Graduada em Ciências Contábeis pela PUC/Mg e Pós Graduada em Gestão da Informação pela Fundação João Pinheiro/MG. Coordenadora da Divisão de Educação Fiscal desde 2005 e tutora do curso de Disseminador em Educação Fiscal.

     

     
    Maurílio Leopoldo Schmitt
    Maurilio

    Economista (1972 - UFPR);  Especialização em Políticas Tributárias e Finanças Públicas (1973-1974);  Professor Assistente, no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná (1975-1994);  Coordenador do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná  (1977-2019);  Assessor Tributário da Federação do Comércio do Paraná (1987-.....); Membro do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

     

     
    Michael Hideki Tamura
    Michael

    Publicitário, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, fundou a sua primeira empresa ( @agenciavqv ) em 2012 em Maringá-PR, com foco em eventos corporativos e live marketing. O empresário possui uma vida associativista ativa como Vice Presidente para Assuntos Estratégicos do Maringá Convention & Visitors Bureau (@maringacvb), preside o Conselho do Emprender em Maringá ( @empreender.acim ), frente jovem empresarial da Federação das Associações Comerciais do Paraná ( @faciapjovem ), conselheiro titular do Paraná na Confederação Nacional dos Jovens Empresários ( @conajeoficial ), bem como membro do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia.

     

     
    Michelle Heloise Akel
    Michele_Akel

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1998). Aperfeiçoamento em nível de pós-graduação em Direito Tributário, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ). Aperfeiçoamento em nível de pós-graduação em Direito Societário, pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito, área de concentração em Direito do Estado (sub-área Direito Tributário), pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (2007). Membro do Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR). Diretora-Vice-Presidente do Instituto de Direito Tributário do Paraná (Gestões 2010/2012 e 2012/2014). Membro da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (Gestão 2016/2019). Membro da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (Gestão 2016/2019).

     

     
    Murilo de Oliveira Schmitt
    Murilo

    Economista Pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Economia (McGill University – Montréal, Canadá), Advogado pela PUC/PR), foi Presidente Agência de Fomento do Paraná (2008-2011);  atualmente é Professor de graduação e pós graduação  em diversas instituições (FAE, FGV, UFPR, Universidade Positivo), consultor de empresas nas áreas tributária, econômica e contábil.

     

     
    Ney da Nóbrega Ribas
    Ney

    Empreendedor Social, fez carreira no Banco do Brasil; atuou como empresário e industrial, fundador do Grupo Cidade Clima (empresa familiar); hoje atua como conselheiro voluntário do Observatório Social do Brasil; é um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB, realiza palestras e treinamentos sobre Controle Social, com expertise em coordenação de projetos e planejamento estratégico. Representa o OSB no Conselho Consultivo da Câmara Federal e é o Gestor Nacional da FORÇA TAREFA CIDADÃ. Está também na presidência do OSB Curitiba.

     

     
    Paulo Feijó
    paulo_henrique_feijo

    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UNB, com pós-graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas - FGV é Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com atuação na Coordenação-Geral de Programação Financeira de1993 a 2006.  Coordenou a integração do Tesouro Nacional aos mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro.  É Coordenador dos Cursos de Siafi, Siafi-Gerencial, Administração Orçamentária e Financeira e Suprimento de Fundos na Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP). Ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Contabilidade da STN de agosto de 2006 a dezembro de 2009. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação de 2009 a 2012. É autor do livro Entendendo as Mudanças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Foi membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade, responsável pela edição de normas de contabilidade aplicadas ao setor público. Atualmente integra a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

     

     
    Rafael Veríssimo Siquerolo
    Rafael_Veríssimo

    Conselheiro do COPEJEM. Mestre em Direito Negocial pela UEL. Pós-graduando em Direito do Agronegócio pela Fundação Superior do Ministério Público. Direito Bancário pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Graduado em Direito pela UEM. Coordenador da Escola Superior da Advocacia (ESA), da OAB Maringá. Coordenador da Pós-Graduação em Processo Civil da Faculdade Maringá. Professor de Direito Empresarial em cursos de pós-graduação. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual – ABDPRO.

     

     
    Raul Siqueira
    Raul_Siqueira

    Graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e em Engenharia Civil pela PUC-RS. É especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics e pela Legal, Ethics & Compliance.  Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial e do Instituto Paranaense de Compliance.   Secretário Geral da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração e Conselheiro da Comissão de Direito da Cidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná.  Vencedor do 1º Prêmio Compliance Across Americas, para profissionais que tenham desenvolvido iniciativas de promoção da ética e da integridade.

     

     
    Ricieri Gabriel Calixto
    Calixto

    Sócio coordenador do setor tributário na Salamacha, Batista, Abagge e Calixto advocacia, conselheiro da ACIPG Jovem e fundador do Comitê Tributário da ACIPG.
    Bacharel em Direito (UEPG). Especialista em Contabilidade e Finanças (UFPR). Especialista em Direito Tributário (Anhanguera). Cursando graduação em Contabilidade (Positivo). Professor de Pós-Graduação em Gestão Tributária.

     

     
    Robson Maia Lins
    Robson

    Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Advogado - Sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados e Professor de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

     

     
    Rosa Fátima dos Santos

     

    Rosa_Fátima

    Especialista em Auditoria de Empresas pela UFPR; Mestre em Teoria Econômica pela UEM; Auditora Fiscal da Receita Estadual do Paraná; Membro do Observatório Social de Maringá e do GEFE/PR: Grupo de Educação Fiscal Estadual; Realiza capacitação em Educação Fiscal com professores e alunos da rede pública e particular de ensino.

     

     
    Sérgio Augusto Martins Lebre
    Sergio_Lebre

    Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Arapongas - FAC (atual UNOPAR); Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA; Especialista em Direito Tributário Contemporâneo pela UNICURITIBA; Especialista em Informática com ênfase em Rede de Computadores pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; especialista em Economia Moderna pela George Washington University - GWU (Washington/DC, EUA). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná - REPR desde 1997;  foi Assessor de Controle Administrativo da Inspetoria Geral de Tributação da REPR;  atua como Membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais - CCRF, órgão vinculado à Secretaria do Estado do Paraná - SEFA; e como Inspetor Geral de Tributação da REPR.

     

     
    Solídia Elizabeth dos Santos
    Solídia

    Economista pela FAE Centro Universitário, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo ISAE/FGV, Mestre em Organizações e desenvolvimento pela FAE, Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias pela Uninter, coordena os Cursos de Ciências Econômicas e Negócios Internacionais da FAE em Curitiba, onde também atua como professora dos cursos de graduação e pós graduação. Desenvolve atividades de consultoria nas áreas de Economia e Finanças, atendendo empresas no Estado do Paraná e Santa Catarina.

     

     
    Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski
    Suzane

    Graduada em Administração pela Faculdade de Administração e Economia - FAE, especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Gestão em Administração Tributária pela Escola de Administração Tributária - ESAF. Na Receita Estadual do Paraná, exerceu os cargos de Inspetora Geral de Arrecadação, Coordenadora do Comitê de Governança do Sistema de Gestão Tributária e Delegada Regional da Receita em Curitiba.

     

     
    Tânia Santos Coelho de Souza
    Tania_Souza

    Possui graduação em Ciências Sociais (UFRGS,2001), mestrado em Sociologia (UFRGS,2006), doutorado em Sociologia , na linha de pesquisa Participação e Políticas Públicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Servidora efetiva - Secretaria da Fazenda do Estado Rio Grande do Sul , atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada na temática Educação Fiscal, capacitações em EAD em Metodologia de Projetos e consultoria de planejamento estratégico para municípios ou grupos sociais. É membro do Grupo Nacional de Educação Fiscal.

     

     
    Trupe Arte, Ética e Cidadania
    Trupe

    'O Auto do Barca do Fisco' - O uso do teatro na conscientização da correta aplicação dos recursos públicos.

    Participantes: André Luiz Schmidt da Silva (Unicesumar); Helenton Christhian Barrena (Uningá); Isabel Ferreira da Silva Chagas (UEM/Amudi); Marcelo Henrique Galdioli (UEM); Marcílio Hubner de Miranda Neto (UEM); Paula Croceta Biazin (Professora Estadual Aposentada); Rosa Fátima dos Santos (Receita Estadual/PR); Roseni Gentilin Pintinha (UEM/Amudi); Sônia Dacome (Professora Estadual Aposentada).

     

     
    Vitor Puppi
    Vitor_Puppi

    Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Direito Empresarial pela Universidade da Califórnia,  Berkeley, nos Estados Unidos (EUA)  e especialista em Direito Tributário, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Faz parte do conselho da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) desde 2004 e foi diretor Geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná entre 2013 e 2014. Atuou como Procurador do Estado do Paraná desde 2008.

     

     
    Wanderci Polaquini
    Wanderci

    Servidor Público desde julho/1992. Auditor da Receita do Estado do Paraná desde abril/1994. Com formação em contabilidade e processamento de dados. Pós graduação em Auditoria Integral pela UFPR. Presidente da Pública-Pr. Diretor de relações internacionais da Pública Central do Servidor. Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná na gestão 2017-2019 e vice-presidente na gestão 2014-2016. Membro da coordenação do Fórum Associativo e Sindical dos servidores estaduais do Paraná.